Por que as dietas excessivamente restritivas não funcionam? E o que é efeito sanfona?

Todos nós já vimos estampado na capa de alguma revista uma dieta milagrosa que promete enxugar a gordura corporal em um tempo mínimo de tempo. Por exemplo: "Dieta do chá verde, para enxugar as gordurinhas! Perca 7kg em 1 semana.".

Vamos debater agora sobre tais dietas e porque elas nunca irão funcionar de uma forma satisfatória.

Começamos com o fato de que cada indivíduo tem suas peculiaridades!

Para se adequar e prescrever uma dieta a alguém devemos levar em consideração o seu metabolismo, percentual de gordura, massa magra, doenças, remédios que toma… uma infinidade de detalhes que vão definir qual a melhor dieta e quais as quantidades dos alimentos.

Então não podemos simplesmente copiar uma dieta que vemos em uma revista, ou até mesmo uma dieta que algum atleta venha a compartilhar em alguma rede social. Dietas são individuais! Cada um deve ter a sua dieta, e ela deve ser orientada por um profissional qualificado, um nutricionista!

Outra questão do porque essas dietas extravagantes não funcionam é o modo como elas atuam em fazer o indivíduo perder peso.
Essas dietas SEMPRE passam a ideia de que precisamos comer menos para emagrecer, chegando quase a passar fome. Além disso não ser verdade, tal atitude causa um efeito terrível, o chamado efeito sanfona.
Por exemplo, se você começa a fazer alguma dieta que manda comer menos, por exemplo pouco ou nenhum carboidrato, e algumas folhas, o que isso fará com o seu corpo? Você irá perder peso no início, pois o seu corpo irá ter menos calorias ingeridas do que de costume, e então lhe fará perder peso. Mas não se engane, esse peso perdido não é só gordura, mas sim gordura e músculos. Mas após algumas semanas perdendo peso, você irá parar de perder. Por que? Porque o seu organismo agora começou a se acostumar com a pouca quantidade de comida que você come, o seu metabolismo diminui, para se adequar à pouca comida que você ingere, ou seja, agora você não come quase nada, passa fome a não perde mais peso, por causa do seu metabolismo desacelerado. Se você quiser perder mais peso, você terá que comer menos ainda, o que é praticamente impossível.
Então, depois de insistir por mais algumas semanas ou dias nesta dieta, mesmo sem perder mais peso, porém você resolve desistir, porque esse negócio de fazer dieta não é com você, e então, volta a comer tudo que comia antes de entrar nesta dieta. Você se lembra que eu disse que depois de algumas semanas comendo pouco, o seu metabolismo iria desacelerar? Certo, então quando você desiste da dieta e começa a comer igual comia antes, o seu metabolismo não vai conseguir utilizar todas as calorias, pois seu metabolismo está mais lento, o que fará com que você estoque grande parte da comida em forma de… gordura! E então, em algumas semanas você terá voltado ao peso de antes da dieta! E ainda pior, você pode até engordar ainda mais do que antes da dieta!
Então basicamente se você faz uma dieta muito restritiva e maluca, você vai perder gordura e músculos, até que um dia seu organismo desacelera e se acostuma com a pouca quantidade de calorias, e você parar de perder peso, o que te leva a desistir da dieta, e quando você volta a comer tudo que comia antes, seu organismo desacelerado não consegue absorver e começa a estocar tudo como gordura, fazendo você engordar tudo de novo! O famoso efeito sanfona!

perda-de-pesoUma boa dieta vai te permitir comer de aproximadamente 6 vezes por dia! E comer bons carboidratos como arroz, macarrão, batata doce, mandioca; também proteínas de alto valor biológico como ovos, frango, peixe e carnes vermelha magra; fontes de fibra como brócolis, alface…; fontes de gordura boa como ômega 3, castanhas, e azeites extra-virgem, também frutas e suplementos para reforçar toda essa alimentação.

Não se iluda com dietas milagrosas, procure um profissional da nutrição e faça corretamente a sua dieta, não procure atalhos, eles não existem!

Giovanni Machado, 26 anos, é advogado e

atleta patrocinado Supply Nutrition.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários

  1. Neto Twin disse:

    Esse Jovany é o cara! 😉