Veganismo x Vegetarianismo – Nutri Responde

Nutri Responde: Veganismo x Vegetarianismo

Veganismo  e o vegetarianismo são dois grupos diferentes, unidos por algumas semelhanças como defesa dos animais, busca por um novo estilo de vida e principalmente, ambos excluem o consumo de animais do cardápio diário. Porem o veganismo e o vegetaríamos se diferem por pontos cruciais que serão explicando neste post. 

 O vegetarianismo e adotado por três principais questões, a primeira e a principal seria por questões éticas que se posicionam contra a exploração animal, a segunda denominada por questões de saúde onde há uma busca por hábitos mais saudáveis e a terceira, e emplacada por questões religiosas já que algumas religiões assumem preceitos espirituais na relação entre humanos e animais. A alimentação vegetariana é baseada em produtos de origem vegetal, não há o consumo de carne de qualquer animal, porem apresenta o consumo de produtos de origem animal, como é o caso dos ovolactovegetarianos o nome dado aos vegetarianos que consomem ovos e laticínios ou os lactovegetarianos, que excluem ovos da dieta, porem consomem produtos lácteos por serem apenas derivado do animal.

Já no veganismo é adotada uma única temática, a valorização da vida animal onde a principal bandeira defendida é a luta pela libertação e a não exploração dos animais. O veganismo não é apenas uma opção alimentar que excluem produtos animais ou derivados de animais da dieta, os vegans como também são chamados adotam um estilo de vida que exclui vestuários, produtos cosméticos, produtos de origem ou testados em animais, espetáculos e qualquer outro tipo de prática que proporcione o sofrimento animal, seja por aprisionamento, exploração ou abate.   

E possível perceber que o veganismo e o vegetarianismo são muito mais que hábitos alimentares, porem é necessário que estes públicos se mantenham atentos a um possível aparecimento de deficiências nutricionais. Um bom exemplo disso é a vitamina B12 que se apresenta em maior quantidade em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos e queijo. É claro que é possível a substituição com alimentos enriquecidos ou com a suplementação de B12, também e preciso se atentar para a quantidade de ferro, e o excesso de consumo de carboidratos.

Adicionar a favoritos link permanente.