Berinjela: uma boa aliada da saúde do cérebro e do coração

Ela chegou para ficar. Um clichê que realmente combina com a berinjela. Apesar do seu sabor levemente amargo, ela passou a fazer parte da alimentação de muitos brasileiros por ser associada à redução do colesterol e ao emagrecimento. Seja colocada na água ou preparada em saladas, frita ou em outras receitas, este vegetal passou a ser uma ótima opção quando o assunto é alimento saudável.

Primeiramente, a berinjela é um vegetal de baixa caloria. São cerca de 30 calorias para cada porção de 100 gramas. Além disso, é riquíssima em nutrientes importantes para o organismo. Podemos citar seu alto teor de minerais como o ferro, o magnésio e o zinco. Também contém vitamina B, vitamina C, vitamina K, fibras e carboidratos.

Outro importante aspecto deste alimento é sua ação preventiva a doenças graves, como o câncer. Na berinjela há uma substância chamada tripsina. No organismo ela é capaz de auxiliar no metabolismo de células cancerígenas. E por ser rica em fibras, ela também ajuda na prevenção de câncer do cólon. Na berinjela também estão presentes os antioxidantes, que combatem tanto os radicais livres quanto inibem o crescimento de células cancerígenas.

A berinjela é uma aliada na prevenção de doenças do coração. Ela tem em sua composição um antioxidante chamado Nasunin, que atua na diminuição dos níveis de LDL no sangue, o colesterol ruim. E as fibras do vegetal que são importantes para o bom funcionamento do trato intestinal, também ajudam na absorção do colesterol.

BERINGELA

O cérebro também é um órgão que pode sofrer com a ação dos radicais livres. Devido ao processo de oxidação, as células cerebrais podem sofrer danos e a berinjela colabora para que isso não aconteça. Como? Por ser fonte de fitonutrientes e antioxidantes, o vegetal protege a célula cerebral. E por ela também melhora a saúde do sistema nervoso por ser rica em vitaminas do complexo B.

Adicionar a favoritos link permanente.