Musculação X Crescimento Infantil

Meus amigos, um assunto que pelo incrível que pareça ainda vem sido espalhado como se fosse uma absoluta verdade. Crianças não podem fazer musculação. O motivo, retarda o crescimento!

Vamos por partes! Entre a década de 70 até 90, acreditava-se que o estímulo com carga para crianças, retardava o crescimento das mesmas, mas ninguém, conseguiu provar isso até hoje. Alguns artigos foram publicados com a tentativa de comprovar a incompatibilidade da fase infantil e até próxima a adolescência com os exercícios resistidos. Mas calma, vamos usar a inteligência e a lógica.

É visível que, nos últimos vinte anos, crianças começam a treinar de forma profissional, seja no futebol, ginástica olímpica, voleibol e assim por diante. O grande problema, é que as pessoas confundem a musculação naturalmente prescrita (respeitando é claro a idade, desenvolvimento físico e bagagem motora) com o treinamento profissional que, quer queiram ou não, em muitas ocasiões, substâncias ilícitas são utilizadas para acelerar o processo de maturação física e biológica. Um exemplo básico. Não é incomum ver atletas da ginástica olímpica sendo submetidos ao uso de substâncias como anabolizantes e esteroides (sim, são coisas diferentes) para que alcancem o pico do desempenho para ganhar medalhas. Justamente aí que mora a diferença. Um bom profissional de educação física sabe que, a prescrição do exercício segue diversos princípios e fundamentos a serem seguidos para poder auxiliar o desenvolvimento de crianças, assim como de qualquer ser humano, seja do sexo que for.

Vamos um pouco mais adiante. Ouço com frequência que, crianças não podem fazer Leg Press, agachamento e outros exercícios, mas correr o dia todo pode? Treinar futebol pode? Qual a coerência nisso? Na minha visão, nenhuma. Os treinos de futebol por exemplo, exigem com certa frequência a explosão muscular a níveis de membros inferiores (entenda aqui, correr a toda velocidade), com intervalos inconstantes para repouso. O que eu quero deixar claro aqui é, a única diferença entre uma sala de musculação e um campo de futebol (nada contra os outros esportes, mas o futebol ainda é o esporte mais visto no nosso país, infelizmente) é o tipo de exercício a ser feito e suas particularidades, os músculos são utilizados a todo tempo, então, fica meio ilógico acreditar que jogar futebol profissional (categorias de base) pode e musculação não pode.

Afirmo aqui o que não pode. Não pode é achar que o desenvolvimento da criança, adolescente está finalizada. Não pode é prescrever exercícios que não respeitam essa fase da vida humana. Na musculação TUDO é possível, basta estudar, especializar e prescrever de acordo com o que o cenário permite e a ciência comprova.

Então digo novamente, papais e mamães, musculação não é droga, nem veneno e tampouco retarda crescimento. Musculação auxilia no crescimento e desenvolvimento humano, seja na infância ou adolescência. Apenas como uma curiosidade, uma meta análise publicada em 2011 nos Estados Unidos, mostra que, mulheres que iniciam treinamento em musculação antes da menarca, conseguem prevenir melhor doenças como artrite, artrose e até mesmo osteoporose! Então, por qual razão afastar as crianças da academia, sendo que, a maior parte dos movimentos utilizados na academia, são movimentos naturais do corpo como, correr, agachar, pular e caminhar?

A minha dica de hoje é, se você está lendo as revistas da moda, sugiro que parem de fazer isso e comecem a estudar artigos científicos. Se não dominam a língua inglesa, existem tradutores ótimos no próprio Google, que facilitam o acesso para que todos tenham informação científica e não os achismos e matérias encomendadas para favorecer certas empresas.

Um forte abraço e, você já treinou hoje? Já deu um pulo na Supply para garantir o seu suplemento? Então, mãos a obra!

 

Galahad Brandão é Personal Trainer,

especialista em Fisiologia do Exercício.

Adicionar a favoritos link permanente.