Aeróbio em Jejum – Fazer ou não?

Amigos! Deixe-me apresentar a todos vocês! Sou Galahad Brandão, sou Fisiologista e Personal Trainer e estudar é algo que faço todos os dias e compartilhar meu conhecimento é algo que me deixa contente.

 

Ultimamente tenho percebido que, com a difusão das redes sociais, surgiram “celebridades” que querem dar dicas de treino, alimentação e é aí que eu me preocupo! Essas “celebridades” jamais pisaram na faculdade ou sequer já leram um artigo em outros idiomas que tenham um alto impacto científico! E que me preocupa mais são as pessoas que seguem à risca aquilo que as “celebridades” colocam nas redes sociais, sem pensar nos riscos e se realmente aquilo é válido.

 

Uma das principais modas que ainda vejo muitas pessoas fazendo nas academias é o famoso AEJ ou Aeróbio em Jejum! Bom, vamos por partes…

 

Cerca de VINTE anos atrás ou mais, as pessoas focavam em treinos aeróbios para emagrecer. Hoje, a ciência já mostra que essa não é a melhor alternativa para isso. E antes que eu me esqueça, EMAGRECER É TOTALMENTE DIFERENTE DE PERDER PESO! Dentro da linha de pensamento que determina que exercícios aeróbios são excelentes para emagrecer, então fazê-lo em jejum ajuda a oxidar (utilizar) gordura como fonte de energia. Claro, parece lógico Mas não é assim que funciona.

 

O renomado Dr. Paulo Gentil (Doutor em Ciências da Saúde Graduado em Educação Física Autor de livros sobre Emagrecimento e Hipertrofia) já mostrou de forma prática que a oxidação de gordura quando executado o AEJ é minimamente maior do que em um exercício aeróbio fora de jejum. Vou ainda além. Gentil ainda mostra que o AEJ é mais arriscado do que recomendado, pois além de você poder passar apertos durante ou após o exercício, podem ocorrer danos neurais permanentes, fora a possibilidade de desmaiar, vomitar, uma vez que o corpo entra em modo de racionamento quando está em jejum.

 

Pensem comigo, se é possível obter o mesmo resultado ou até melhor e não ter risco nenhum a saúde, então, por qual razão seguir aquilo que pode até te deixar sequelas?

 

As minhas dicas para vocês são: Procure SEMPRE UM PROFISSIONAL NUTRICIONISTA para que prescreva sua dieta e suplementos, contrate um PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA FORMADO para prescrever suas rotinas de treinamento e por fim, não sigam essas dicas milagrosas!

 

Essa foi a nossa introdução. O próximo post será um pouco mais longo pois, quero poder esclarecer as dúvidas de vocês da melhor forma possível. Temos muito que falar e quero saber de vocês que acompanham o blog e são clientes fiéis da Supply Nutrition sobre o que vocês gostariam de saber? Coloque nos comentários suas dúvidas, que dentro da possibilidade irei atender com muito prazer! É uma honra para mim fazer parte do time Supply e mais ainda ter vocês acompanhando o blog! E então, o que querem saber?

 

Um forte abraço e nunca esqueçam, vem fácil, vai fácil!

 

 

 

Galahad Brandão é Personal Trainer,

especialista em Fisiologia do Exercício.

Adicionar a favoritos link permanente.