Uva é fonte de ácido fólico e fibras

Seja no vinho, como complemento das saladas ou mesmo para consumo direto, a uva é uma fruta muito saborosa e com muitos nutrientes que tem a função de prevenir doenças e de promover a saúde de vários órgãos do corpo. O ácido fólico, por exemplo, é um nutriente muito importante para a saúde, principalmente para as mulheres grávidas. No organismo, durante os primeiros meses de gestação, ele atua na divisão celular e favorece o desenvolvimento do bebê. A uva é uma das frutas com grande concentração deste ácido e por isso é recomendada para mulheres gestantes.

Encontramos na uva três substâncias que tem ação vasodilatadora e são eficazes para o bom funcionamento do coração. São elas os flavonoides, os taninos e os antocianos. Eles também são capazes de prevenir o acúmulo de gorduras nas artérias, sendo um método natural de se reduzir as chances de se contrair doenças como a arteriosclerose.

UVA ILUSTRA

As uvas em geral são fontes de fibras dietéticas que exercem um importante papel no funcionamento do intestino. Melhorando o trânsito dos alimentos no trato intestinal, estas fibras melhoram a digestão e tendem a evitar o surgimento da prisão de ventre. Esta fruta é rica em antioxidantes que somados aos compostos fenólicos podem diminuir as chances de se formarem células cancerígenas no corpo. Eles são fortes combatentes que agem eliminando os radicais livres do organismo.

Especialmente as uvas roxas contêm substâncias que tem função antiviral e antibacteriana. Desta forma, elas promovem uma limpeza no sangue e nos órgãos do corpo aumentando a resistência contra doenças. A uva, por não conter nem sódio, nem colesterol, é aliada do perfeito trabalho dos rins, do intestino e do fígado. Outro fator que auxilia nesta função é a presença do potássio em grande quantidade na fruta. 

Adicionar a favoritos link permanente.