Esse macronutriente é tema de grandes discussões, divide opiniões e vive entre a linha do amor e do ódio. Por isso hoje a nossa Nutri vai esclarecer sobre carboidratos.
Chamados de glicídios, açúcares ou carboidratos, podem ser armazenados no fígado (glicogênio hepático) ou no músculo (glicogênio muscular). São classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Vamos falar sobre cada um deles especificadamente.
- Monossacarídeos são açúcares simples, e seus principais representantes são a glicose, frutose e a galactose. Estão presentes nas frutas e no mel.
- Dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose.
- Polissacarídeos são carboidratos compostos por grande quantidade de monossacarídeos seus principais representantes são a celulose, o amido e quitina. Estão presentes nos grãos e cereais, hortaliças, legumes, grãos, nozes e cascas de sementes.
Os carboidratos também podem ser classificados conforme seu índice glicêmico que nada mais é do que a velocidade com que o açúcar presente no alimento chega a corrente sanguínea. Os carboidratos simples possuem absorção rápida, ou seja, alto índice glicêmico, como exemplo temos os alimentos refinados em geral. Já os complexos são carboidratos de absorção lenta, baixo índice glicêmico, e estão presentes nos alimentos integrais. Por fim temos os carboidratos completos que são a combinação dos simples e dos complexos.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, todas as funções primordiais do corpo humano dependem deste nutriente. A falta dele leva a debilidade muscular, cansaço fácil, pouca disposição para atividades habituais e alteração do humor.
Na atividade física tem a importante função de poupar proteínas, pois impedem que estas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-as em sua função principal de construção de tecidos. No pré treino favorece o desempenho, fornece energia e colabora com o desenvolvimento muscular. Durante o treino tem a função de aumentar a performance e o tempo total do exercício. Após o treino recupera os estoques de energia ajudando no ganho de massa muscular mais rápido.
É importante ressaltar que dietas para perda de peso devem ter uma redução e não uma restrição de carboidratos devido às necessidades do nosso organismo que já foram citadas. O ideal neste caso é dar preferências aos alimentos integrais que possuem baixo índice glicêmico e prolongam a sensação de saciedade, tudo isso para que os efeitos de emagrecimento sejam duradouros e que o efeito sanfona (emagrece e engorda) seja evitado.
Opte sempre pela redução alimentar, sem exageros, por uma alimentação prazerosa e adequada em quantidade e qualidade.
#VemPraSupply, nós prezamos pela sua saúde e bem estar.