Conheça o poder do pepino e inclua este vegetal em suas receitas diárias

Muitas pessoas incluem o pepino na salada diária e nem sempre sabem que estão fazendo uma opção saudável e nutritiva. Levados pelo sabor do vegetal, estão também agregando à alimentação vários benefícios que este alimento pode trazer para o organismo.

O pepino, além de ser um dos vegetais mais cultivados no mundo, é fonte de vitaminas do complexo B, comprovadamente importantes para a saúde do sistema nervoso, dos cabelos, do fígado, dos olhos e da boca. Ele também hidrata o organismo, já que 95% de sua composição é de água. Cabe ressaltar que ao hidratar o corpo, elimina-se várias toxinas indesejadas.

Algumas das substâncias presentes no pepino, as lignanas, são compostas fenólicas apontadas em várias pesquisas como agentes de prevenção a vários tipos de câncer. Entre eles o câncer de mama, de próstata, de útero e de ovário. Além disso, o vegetal colabora para melhorar o hálito da boca combatendo as bactérias que causam o mau hálito.

foto-pepino

Apesar de ter açúcares em sua composição, o pepino é classificado como alimento de baixo teor calórico e alto poder de hidratação. Assim, ele é recomendado para dietas hipocalóricas, aquelas usadas por pessoas que pretendem perder peso. O pepino também é fonte de fibras que facilitam a digestão dos alimentos e é indicado para reduzir os sintomas da prisão de ventre.

Diabéticos podem consumir pepino? Não só podem como devem. Há no pepino hormônios que são utilizados pelas células do pâncreas no processo de produção da insulina. Por esta razão ele é indicado para diabéticos.

Ele também atua reduzindo o colesterol por conter substâncias chamadas de esteróis que conseguem desempenhar esta função no organismo. Ou seja, não deixe de consumir pepino em sua alimentação diária ou sempre que for possível, seja em saladas ou outras receitas.

Adicionar a favoritos link permanente.