Proteínas vegetais são ótimas opções para os veganos e vegetarianos

Para os veganos e vegetarianos, que são pessoas que não consomem alimentos de origem animal, as proteínas vegetais estão entre as opções que podem suprir as necessidades do organismo por este tipo de nutriente. Elas são encontradas em leguminosas como os feijões, o grão de bico e a ervilha. E também em cereais, grãos e oleaginosas como arroz, cevada, aveia, amêndoas, castanha de caju e nozes. Outros alimentos como as algas também são fontes importantes de proteína vegetal.

Todo este conjunto pode ser incluído na alimentação de pessoas que optaram por não ingerir nutrientes que são derivados de animais. A recomendação de especialistas, considerando que muitos alimentos vegetais tem baixo teor de proteínas, é utilizar as opções de forma combinada. Assim, estará garantida a quantidade de proteínas exigidas pelo corpo por meio de fontes vegetais sem maiores prejuízos para o organismo.

Muitos veganos e vegetarianos tem dúvidas em relação à quantidade de aminoácidos encontrados no reino vegetais e acreditam que não é possível encontrar todos os aminoácidos chamados essenciais. Porém há pesquisas que apontam que todos os aminoácidos essenciais podem sim ser encontrados em fontes vegetais. Assim, como acontece com o consumo de proteína animal na composição da dieta, usar apenas alimentos vegetais como frutas e verduras, cereais, leguminosas e oleaginosas garantem uma nutrição alimentar completa e ainda auxilia na prevenção de doenças.

Uma grande vantagem da proteína vegetal e a ausência de gordura saturada. Estas, se consumidas de forma descontrolada, podem trazer prejuízos para a saúde o aumento do colesterol e acúmulo de gorduras nas artérias. Além disso, em fontes vegetais também se encontram nutrientes importantes como os ômegas 3, 6 e 9. Eles contém ácidos graxos que ajudam a diminuir o colesterol ruim do corpo, melhorando a saúde cardíaca.

Outro fator importante da proteína vegetal é seu alto teor de fibras que auxiliam no processo digestivo por facilitar o trânsito dos alimentos no intestino. As fibras também provocam a sensação de saciedade. A proteína vegetal é indicada para todas as pessoas, até mesmo para os atletas que tem naturalmente um maior gasto calórico.

Para quem busca praticidade, são indicados os suplementos de proteínas vegetais. É possível encontrar opções de derivados do arroz e da ervilha que são capazes de repor a proteína exigida pelo corpo para o seu bom funcionamento sem nenhum prejuízo em relação à proteína animal.

proteinas_vegetais

Adicionar a favoritos link permanente.