Chá de capim-santo: calmante natural que ajuda a emagrecer

O capim-santo é uma planta com propriedades medicinais fácil de se encontrar tanto na forma natural como já preparado para chá, bastando apenas adicioná-lo em água fervente. Popularmente chamado de capim-cidreira, ele traz inúmeros benefícios para a saúde sendo o seu efeito calmante o mais conhecido entre eles.

Por ser nativo de regiões tropicais, o capim-santo pode ser facilmente cultivado em pequenos espaços de terra em quintais ou hortas. Além do tradicional chá desta planta muito utilizado no controle da ansiedade, ela também pode ser incluída na alimentação. Já existem muitos bolos e outras receitas preparadas com a adição deste capim.

As folhas da planta são cortantes, por isso é bom ter cuidado na olha de colher. Elas são longas e de coloração verde e podem chegar ao tamanho máximo de um metro de altura. O aroma do capim-santo é característico, muito parecido com o do limão. Por isso mesmo muitas pessoas costumam substituir o café pelo chá desta planta.

Entre suas ações medicinais no organismo destacam-se o controle da febre e da depressão, além de fazer bem aos pulmões, estômago, aparelhos excretor e circulatório. Também há comprovações de que o capim-santo é um remédio natural contra as cólicas, artrites, diarreias, gases intestinais, dores de cabeça, insônia, reumatismo e hipertensão arterial.

Uma característica desta planta que muitos desconhecem é suas propriedades que ajudam no emagrecimento. Para que tenha este efeito, a recomendação é de se preparar o chá e fazer o uso meia hora antes das principais refeições do dia. Uma dica importante é jamais congelar o chá de capim-santo, pois a planta perderá sua ação medicinal e preventiva contra várias doenças.

CAPIM_SANTO_MOSAICO_ILUSTRA

Adicionar a favoritos link permanente.