Apesar das lágrimas, cebola faz bem ao coração!

Um alimento que costuma estar dividido entre o amor e o ódio. Existem pessoas que amam comer cebola, enquanto outras não suportam sequer pensar em experimentar algo com sabor tão intenso e marcante. Apesar das lágrimas que costumam aparecer quando se prepara a cebola, este vegetal é um item que traz muitos ganhos para a saúde.

A cebola é muito consumida crua em saladas, cortada em rodelas. Mesmo assim, muitos gostam de acrescentá-la em sopas, carnes greladas ou assadas, omeletes e até em sanduíches. Os molhos também recebem bem o vegetal para compor outras receitas como pizzas e outras massas.

Entre as propriedades nutricionais da cebola que colaboram para a saúde é possível destacar a presença dos fitoquímicos no vegetal. Eles atuam no organismo potencializando o efeito da vitamina C, principalmente aumentando a imunidade.

O cromo encontrado na cebola auxilia no controle da glicose no sangue. Além disso, o vegetal é usado pelos antigos como anti-inflamatório natural com poder de curar infecções diversas. Ela também é usada como ingrediente de receitas caseiras para combater a tosse, agindo como um xarope natural.

CEBOLA_ILUSTRA

O principal órgão que a cebola é uma importante aliada é o coração. Nela está presente a adenosina, que é uma substância que reduz as chances de aparecimento de coágulos e previne ataques cardíacos. O vegetal também tem eficácia na prevenção do entupimento de artérias por agir na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Outro fator que faz da cebola um alimento amigo do coração e seu alto teor de potássio. Em média uma única cebola chega a ter 225mg de potássio, que melhor o controle da pressão arterial. O vegetal também contém enxofre, magnésio, ferro, fósforo e as vitaminas A, B1, B2, b, C3 e vitamina C.

Adicionar a favoritos link permanente.