Alimentação variada previne doenças

Uma das formas mais práticas de se cuidar da saúde é manter uma alimentação variada. É uma maneira de evitar a deficiência nutricional do corpo e garantir uma maior variedade de nutrientes que o organismo precisa para manter-se em pleno funcionamento.

Para adequar o cardápio de forma com que os alimentos cumpram o seu papel e ao mesmo tempo seja possível prevenir doenças, é necessário observar a presença dos macronutrientes e micronutrientes. Equilibrando-se o consumo destes dois grupos será garantida uma dieta saudável e ao mesmo tempo funcional.

ALIMENTACAO_VARIADAação,

O que são macronutrientes? São os carboidratos, as proteínas e os lipídeos. Estes três itens formam o conjunto dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e a falta deles na alimentação diária representa riscos de deficiência nutricional.

Os carboidratos são encontrados em cereais, tubérculos e raízes, como o arroz, o milho, a mandioca e a batata. As proteínas estão presentes tanto em alimentos de origem vegetal quanto animal. Destacam-se os derivados do leite, as carnes, os ovos e a soja.

As principais fontes de lipídeos são os óleos vegetais e os produtos de origem animal como as carnes que tem parte de sua composição formada por gorduras. Estes nutrientes devem ser consumidos de forma moderada, pois o consumo em excesso pode resultar em problemas como doenças cardiovasculares.  

Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais, que apesar de secundários, também são muito importantes para se manter uma boa saúde. Eles são encontrado em boa parte dos alimentos, incluindo frutas e verduras, ovos, carnes, cereais integrais, legumes e peixes.

Portanto, quanto mais variada for a sua alimentação, mais benefícios serão agregados à sua saúde.

Adicionar a favoritos link permanente.