O corpo humano necessita de uma gama de nutrientes para manter o bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos. A carência de alguns deles, como o ferro, pode causar doenças graves como a anemia e a melhor forma de se prevenir este mal é manter regular o consumo de alimentos ricos neste mineral.
De origem animal temos as carnes vermelhas e os ovos entre os mais consumidos nas refeições. Há outros, como a farinha de peixe, que também tem boa quantidade de ferro, mas seu consumo não é comum quanto estes dois outros importantes alimentos.
Outras carnes como a de peixe e a de frango também podem ser incluídas para combater a anemia, mas tem uma concentração menor de ferro. Dos vegetais destacam-se como ricos em ferro o feijão, a ervilha e folhas com coloração verde-escura como a couve e a salsa. É possível incluir nesta lista o grão-de-bico, as castanhas e os derivados da cana-de-açúcar, como o açúcar mascavo, o melado de cana e até mesmo a rapadura.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define anemia como uma doença causada pelo nível de hemoglobina no sangue estar abaixo do normal. A pouca quantidade de zinco, vitamina B12 e proteínas também pode causar a anemia, mas é a carência de ferro que provoca a mais comum entre elas: a Anemia Ferropriva. A previsão é de que 90% dos casos de anemia registrados em todo o mundo sejam deste tipo.
E o que é a hemoglobina? Substância que torna vermelha a pigmentação do sangue e que serve para fazer o transporte do oxigênio para as células. E o ferro é o mineral essencial para que o organismo fabrique a hemoglobina, garantindo assim a efetiva oxigenação celular de todo o corpo e a manutenção da vida. Por isso mesmo o ferro é um nutriente tão importante.
Entre os sintomas causados pela carência de ferro no organismo estão a fraqueza, o sono excessivo, cansaço, dificuldade de concentração, queda de cabelo e palidez. Se o mineral está abaixo do normal há uma predisposição natural para que aconteça uma baixa na imunidade, favorecendo assim o aparecimento de doenças e infecções.
Nas mulheres, devido ao ciclo menstrual, onde há perda de sangue, a anemia pode se tornar ainda mais grave. Isso acontece porque grande quantidade do mineral será expelida junto ao fluxo expelido pelo organismo feminino. Algumas mulheres que tem miomas tendem a perder mais sangue quando menstruam e por isso mesmo estrão mais suscetíveis a desenvolver anemia.