A creatina garante mais energia para os músculos

Muitas pessoas que praticam atividades físicas e usam os suplementos para repor uma necessidade específica de nutrientes tem dúvidas quanto ao funcionamento da creatina, que é aminoácido. Os aminoácidos são as partes menores que unidas irão formar as proteínas e por isso mesmo trazem importantes benefícios para os músculos.

Em geral, a creatina que o nosso corpo necessita é conseguida pela ingestão da carne e de outros produtos de origem animal. O organismo utiliza esta substância para fabricar a chamada fosfocreatina que atua na produção da adenosina trifosfato (ATP), a principal fonte de energia para os músculos. Para se ter uma ideia, somente os músculos que envolvem o esqueleto consomem 95% do total de creatina do corpo para que possam desempenhar bem as suas diversas funções.

Grosso modo, podemos dizer que a creatina garante mais força aos músculos e durante a prática de exercícios físicos este suplemento irá dar mais explosão e potência na realização da contração muscular. Ela é uma substância que favorece a hipertrofia muscular.

CREATINA_ILUSTRA

Mas como ela desempenha esta função? A creatina aumenta a quantidade de água no interior das células tornando-as inchadas. Desta forma, há um aumento no volume da massa muscular resultando em um aumento de peso. Por retirar água do corpo e incluir nas células do músculo é importante que o uso da creatina seja acompanhado de um alto consumo de água para se evitar a desidratação.

Os ganhos musculares a partir do uso da creatina são alcançados por que este maior percentual de água no interior das células gera uma tensão nas membranas, resultando no aumento total da massa muscular em um menor intervalo de tempo. Assim como outros suplementos alimentares, o uso da creatina deve ser sempre acompanhado por médicos ou nutricionistas para se evitar algum possível dano à saúde. 

Adicionar a favoritos link permanente.