Maçã melhora a saúde dos ossos

A maçã é uma fruta que tem um grande potencial de prevenir doenças e consequentemente trazer melhorias para a saúde. Ela pode ser incluída em vitaminas, sucos, em receitas de saladas e doces, porém o consumo in natura é o mais recomendado por especialistas da área da saúde por manter inalterados os nutrientes que vão atuar no organismo.

A pectina, substância encontrada nas maçãs, é uma fonte natural de ácido falacturônico. Este ácido tem a capacidade de diminuir a demanda do organismo por insulina e assim colaborar no tratamento de pessoas diabéticas.

Outro benefício da maçã para a saúde é sua ação de fortalecimento dos ossos. Isso é feito devido à presença da florizina na fruta, um flavonóide que atua na prevenção da osteoporose e outras enfermidades que possam atingir os ossos. Outro composto que tem função de fortalecer os ossos e que é encontrado na maçã é o boro.

O consumo da maçã também faz bem cérebro. Existe na fruta uma substância chamada quercetina que ajudam a manter em pleno funcionamento as funções cerebrais por combater os radicais livres que podem causar danos aos neurônios, favorecendo o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

Doenças respiratórias como a asma também estão na lista das enfermidades que a maçã ajuda a prevenir. Muitos efeitos preventivos estão relacionados à grande quantidade de compostos benéficos à saúde encontrados na fruta. É possível citar as vitaminas A e C, o ferro, o potássio, o magnésio, o enxofre e o cálcio.

Uma fibra solúvel presente na maçã, chamada pectina, tem ação contra doenças cardiovasculares. Ao entrar no organismo ela atua reduzindo o colesterol e prisão de ventre. Vale lembrar que a casca da maçã é a parte da fruta com maior concentração de fibras e antioxidantes, por isso mesmo seu consumo é recomendado sem retirar a casca.

MAÇA_ILUSTRA_BLOG

A grande concentração de flavonóides na maçã previnem doenças graves como o câncer de pulmão, de fígado e de cólon. Aliados às outras substâncias encontradas na frutas, eles também são responsáveis por melhorar o funcionamento do aparelho digestivo.

Adicionar a favoritos link permanente.