Gengibre: previne doenças e ainda ajuda a queimar gordura

Em países como a Índia, o gengibre é consumido diariamente de diversas formas, principalmente nos chás. Muito conhecido por ajudar na digestão dos alimentos, este tubérculo tem várias outras importantes ações no organismo que colaboram para melhorar a saúde.

No Brasil, o chá de gengibre é muito utilizado no tratamento de gripes e resfriados. Também pode ser usado como um estimulante de apetite. Recomenda-se mastigar alguns pedaços do tubérculo ainda fresco antes do almoço.

Um dos fatores que mais motivou o aumento do consumo do gengibre foi seu efeito termogênico. O chá de gengibre acelera o metabolismo do corpo e consequentemente aumenta a queima de gordura. Há estimativas de que o consumo regular do tubérculo pode aumentar em 10% a queima de calorias, o que facilita o emagrecimento.

O gengibre é rico em vitaminas B6 e em alguns minerais, como o magnésio, o potássio e o cobre. Outra importante característica é sua ação descongestionante. A planta tem função de aliviar os seios nasais quando estão congestionados e também é indicada no tratamento de náuseas.

GENGIBRE_ILUSTRA_CARIMBO

Há indicações também do uso do gengibre para reduzir problemas intestinais como os gases e cólicas. O tubérculo também é rico em compostos antiinflamatórios que tratam naturalmente as dores nas articulações e músculos.

Uma substância presente no gengibre, chamada gingerol, é o responsável por dar o sabor picante ao tubérculo. Mas não só realça o sabor do alimento, ele também tem propriedades medicinais como efeito de prevenir tumores no intestino.

Adicionar a favoritos link permanente.