Farinha de arroz é uma alternativa saudável para quem quer evitar os derivados do trigo

Ela é um dos alimentos mais consumidos em países asiáticos como o Japão e ganha cada vez mais adeptos no Brasil devido às suas características nutritivas. A farinha de arroz pode ser utilizada no preparo de diversas receitas e é recomendada por especialistas em nutrição como uma ótima opção para quem não pode comer derivados do trigo, como alimentos à base de farinha de trigo.

Por ser feita a partir do arroz é um alimento sem glúten, que é uma proteína encontrada em produtos feitos a partir do trigo e do centeio. O organismo humano não consegue absorver com eficiência este nutriente. Mal absorvido no corpo humano, o glúten pode causar vários transtornos fisiológicos. Entre eles é possível citar a distensão abdominal, a sensação de desconforto e os gases.

Isso acontece por que o organismo entende que ele é uma substância invasora e por isso deve ser atacada e eliminada do processo digestivo. Com o agravamento da inflamação no intestino, a digestão é prejudicada e vários nutrientes deixarão aos poucos de serem absorvidos e aproveitados. Já com alimentos preparados a partir da farinha de arroz isso não acontece por ser livre de glúten. Além disso, é um alimento rico em proteínas e vitaminas do complexo B.

Um dos diferenciais da farinha de arroz para a saúde é o sua alta concentração de fibras. O arroz contém as chamadas fibras insolúveis que auxiliam a remoção de resíduos nos intestinos. Desta forma, a ingestão de fibras reduz o colesterol melhorando de forma significativa os níveis de açúcar no sangue.

farinha_de_arroz_ilustra_ok

Uma outra vantagem de substituir a farinha de trigo pela de arroz é a ajuda na perda de peso, pois toda dieta rica em fibras traz mais saciedade. As fibras também atuam na prevenção de algumas doenças intestinais como a diverticular e as doenças do cólon. Além disso, pode prevenir enfermidades graves como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

Adicionar a favoritos link permanente.