Ele já foi considerado o vilão das dietas e seu consumo sempre foi associado ao aumento do colesterol. Mas com o avanço das pesquisas científicas, se descobriu que o ovo é um alimento completo, nutritivo, saudável e que traz vários benefícios à saúde. Ele é rico em proteína e pelo menos treze outros importantes nutrientes. Entre seles estão o ácido fólico, o ferro, o manganês, o zinco e o potássio.
Uma outra substância presente no ovo é a colina, uma das vitaminas do Complexo B. O consumo do alimento está associado à prevenção de doenças degenerativas da visão por conter carotenoides como a luteína e a zeaxantina. Outra doença que ele também ajuda a prevenir é a catarata, enfermidade muito comum em idosos. A colina também ajuda a regular o sistema cardiovascular e o sistema nervoso.
Um único ovo tem em média seis gramas de proteína considerada de alta qualidade e todos os aminoácidos essenciais. Seu consumo regular pode auxiliar a prevenir coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e até mesmo os chamados acidentes vasculares cerebrais (AVC’s). Das 5 gramas de gorduras presentes em um ovo, apenas 1,5 gramas são de gordura saturada, aquela que traz malefícios à saúde.
Há uma informação importante sobre o ovo que muitos desconhecem e até deixam de ingerir o alimento por ter se criado um “mito” de que ele sempre irá alterar o colesterol. Estudos demonstraram que o consumo de até dois ovos por dia ao invés de piorar, melhora o perfil lipídico e não interfere diretamente no aumento do nível de colesterol.
Os ovos são considerados por especialistas em nutrição os únicos alimentos que são fonte natural de vitamina D. Eles também podem prevenir o câncer de mama, melhorar a saúde dos cabelo, unhas devido à concentração de enxofre, vitaminas e sais minerais presentes em sua composição.
A colina presente na gema do ovo, além dos benefícios já citados, está também ligada ao bem estar e ao bom humor. Ela é considerada um nutriente fundamental para a formação e manutenção da memória, melhorando a cognição e a coordenação motora.
Pessoas que por algum motivo não tem tempo para preparar as refeições em casa e tem dificuldade em incluir o ovo na alimentação diária podem fazer uso da albumina. Ela é um suplemento derivado da clara do ovo e é facilmente encontrada em pó ou em cápsulas, tornando-se assim uma opção prática e saudável.