Influenciadas por um grande volume de informações que são publicadas diariamente em revistas, sites especializados na área de saúde e nas redes sociais, muitas pessoas acabam caindo “em tentação” em promessas feitas por dietas restritivas que prometem verdadeiros milagres, como perder peso em pouco tempo sem oferecer quaisquer danos ou riscos à saúde.
Dietas restritivas são aquelas em que se consome um só grupo de alimentos e se retira da alimentação outra categoria de nutrientes com o objetivo de se perder peso rapidamente. Um exemplo muito comum é a dieta da proteína na qual se restringe a ingestão de carboidratos.
De fato, o mais importante ter a consciência de cada indivíduo é único e tem suas particularidades para ganhar ou perde peso. Por isso mesmo, é fundamental que antes de iniciar qualquer dieta, seja restritiva ou não, consultar um médico ou nutricionista para avaliar quais são as necessidades nutricionais reais e qual seria a dieta mais adequada para seguir.
Qualquer dieta tem o objetivo de reduzir medidas e se seguida à risca, vai conseguir este resultado, mesmo as restritivas. Porém, sem um devido acompanhamento profissional, o corpo poderá sofrer a falta significativa de nutrientes importantes que só são conseguidos a partir de uma alimentação variada e balanceada.
Todos os alimentos que consumimos diariamente nas refeições tem sua importância para o bom funcionamento do organismo. O primordial é encontrar um equilíbrio entre as quantidades de cada alimento é ingerido em cada refeição para que a quantidade de calorias que o corpo recebe seja inferior àquela que gasta.
As dietas restritivas tem suas indicações, porém só podem ser prescritas por profissionais habilitados para isso. São mais comuns para pessoas com obesidade, diabetes ou outros problemas de saúde que exigem uma menor ingestão de determinados alimentos. Portanto, desconfie de dietas que prometem trazer o emagrecimento rápido, pois sua saúde poderá ficar comprometida e os resultados atingidos serem bem diferentes dos esperados.