Ele não tão popular como o alface ou outros entre os vegetais mais procurados por quem vai ás compras de itens para as saladas das refeições diárias. Mesmo assim, seu potencial nutritivo é um dos fatores que devem pesar na hora de escolher o brócolis como alimento aliado da boa saúde.
O brócolis é um alimento rico em substâncias que comprovadamente combatem o câncer. Elas atuam no organismo bloqueando a ação de alguns hormônios que podem colaborar com o aparecimento de tumores.
Os bioflavonóides encontrados em alta concentração no vegetal, juntamente com outros antioxidantes, protegem o organismo de possíveis mutações celulares. Além disso, é classificado como alimento pouco calórico e ao mesmo tempo rico em fibras.
O vegetal é uma importante fonte de vitaminas A, C e folato. Este é amplamente recomendado por médicos para mulheres grávidas por auxiliar na formação do feto. Seu consumo também está associado à prevenção de transtornos psiquiátricos e doenças cardíacas.
Proteínas, ferro, cálcio e outros importantes minerais são encontrados no brócolis. Em geral as pessoas preparam este vegetal cru ou cozido no vapor, porém recomenda-se que não permaneça por muito tempo no cozimento pois este procedimento pode retirar grande parte dos nutrientes presentes nele.
Com cores verdes e fortes, é fácil reconhecer se algum deste vegetal pode estar saudável ou não. Um dos indicadores é observar se as folhas do vegetal estão amareladas. Caso estejam é sinal de que o brócolis não está apropriado para o consumo.