Três bons motivos para incluir a aveia em sua alimentação

A aveia é um alimento rico em fibras e muito utilizada em dietas para emagrecer. Ela traz inúmeros benefícios para a saúde por ser rica em nutrientes como o magnésio, o fósforo, o cálcio, o ferro, o zinco, além de proteínas e carboidratos. Vamos citar abaixo três bons motivos para incluir este alimento em sua alimentação:

1º – Ajuda a prevenir doenças crônicas: A aveia é um cereal capaz de “prender” a glicose e o colesterol para que sejam absorvidos pelo organismo em um tempo maior. Isso faz com que os carboidratos ingeridos sejam absorvidos em menos tempo ocasionando uma melhora nos níveis glicêmicos. Assim, este alimento é recomendado para diabéticos e pessoas que buscam perder peso. Ela atua reduzindo o colesterol alto que é associado ao aparecimento de doenças crônicas.

2º – Auxilia o funcionamento do intestino: Um dos ganhos mais vantajosos em se consumir aveia é o potencial que ela tem de regular o intestino. Por ter uma grande quantidade de fibras em sua composição, a aveia estimula o trânsito intestinal facilitando a digestão dos nutrientes e prevenindo doenças no órgão como o câncer. Muitas pessoas sentem inchaço no corpo e tem outros transtornos de saúde devido ao mal funcionamento do intestino e o uso da aveia pode melhorar significativamente estes sintomas.

3º – Aumenta o tempo de saciedade: Sentir fome pouco tempo DEPOIS das refeições incentiva o que muitos chamam de “beliscar”, que é comer pequenas porções de alimentos geralmente não tão nutritivos entre as principais refeições do dia. Isso acontece geralmente por que em dietas para quem pretende emagrecer é recomendado comer pouco carboidrato. A aveia é um forte aliado para quem quer perder peso e fugir das famosas “beliscadas”. Isso por que o alimento aumenta o tempo de saciedade. Isso mesmo. Ela tem as chamadas fibras insolúveis cujas enzimas presentes no organismo não conseguem digerir que age retardando o esvaziamento gástrico e prolongado a sensação de saciedade.

aveia

Adicionar a favoritos link permanente.