O sódio é realmente o vilão?

O sódio é um mineral, um composto inorgânico presente no sal de cozinha e em grande parte dos alimentos. Em cada 1g de sal tem-se 400mg de sódio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade indicada de sódio que deve ser ingerida diariamente na alimentação é de, no máximo, duas gramas (cinco gramas de sal).

No Brasil, estima-se o consumo médio diário seja de quase 12g de sal por pessoa, mais que o dobro do recomendado pela OMS. E pelo seu alto consumo, a preocupação com este está cada vez mais crescente por conta das complicações advindas do consumo desenfreado. Entre as complicações, a mais preocupante é a hipertensão. Quando consumido em excesso o sódio causa o aumento da pressão arterial, principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e isso pode levar a outras doenças como a obesidade.

O consumo do sódio sem controle também pode causar doença renal e suas complicações podem levar ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mas será que o sódio só traz malefícios? Pelo seu alto consumo, o foco é sempre falar dos malefícios que este mineral traz. Mesmo assim, o sódio além de ajudar na manutenção do volume de líquido corporal, em pequenas quantidades melhora a absorção de água e de glicose no corpo, desempenhando um papel importante na contração muscular e na condução de impulsos nervosos.

Portanto, dependendo do tipo de exercício praticado e da duração (principalmente endurance), é indicado o uso de soluções de glicose (para repor o gasto energético) e de eletrólitos para manter o equilíbrio dos fluidos corporais. Os eletrólitos são sais minerais essenciais para a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico. Já o sódio é um fluído extracelular essencial para a manutenção da pressão osmótica do sangue e do plasma.

 

Durante os exercícios físicos intensos ou de longa duração há uma sudorese excessiva, fazendo com que haja perda de água e de eletrólitos, principalmente de sódio e cloreto.  Em media o suor tem cerca de 920-1150mg por litro e essa grande excreção de sódio associado a um aumento do consumo de água potável durante o exercício pode afetar o balanço osmótico na barreira hematoencefálica, causando a hiponatremia (quando o sódio esta em baixa). A deficiência de sódio pode prejudicar o desempenho físico, causando náuseas, vômitos, dor de cabeça, perda de apetite, fraqueza muscular e câimbras nas pernas e região abdominal.

Vale ressaltar que cada caso é um caso e que o mineral traz tanto benefícios e malefícios. O seu efeito serve para lembrar que tudo em excesso faz mal. E que hoje existem varias opções para substituir o sódio na alimentação. Você encontra opções de temperos sem sódio ou até salgante com zero de sódio ou sal ligth, que vem com teor de sódio reduzido.

Uma boa notícia é que o sal de cozinha comum pode ser substituído por outros temperos naturais. Um deles é os condimentos da linha Mr. Dash, que são fabricados com compostos como ervas, alho, pimentas e outras especiais naturais em substituição ao sal. Desta forma, é possível se ter um alimento bem temperado e saboroso sem a adição de sódio. Boas opções não faltam!

Adicionar a favoritos link permanente.