Mel: um aliado da boa saúde

Ele fortalece o sistema imunológico, auxilia na digestão, no bom funcionamento do intestino e ainda faz bem para a pele. O mel é um alimento que oferece vários benéficos para a saúde. Suas enzimas atuam na digestão ao estimular os movimentos intestinais. Além disso, ele é considerado um dos poucos alimentos doces que contém proteínas e sais minerais.

O mel contém potássio e magnésio, importantes nutrientes para a saúde. Entre as ações preventivas, ele é considerado antirreumático, bactericida natural, expectorante, calmante, antisséptico, diurético e antioxidante. Por Isso mesmo o mel é um dos alimentos mais usados em remédios caseiros em receitas indicadas para as mais diferentes enfermidades.

Um dos poucos aspectos negativos do mel é o fato de o mesmo ter elevado nível calórico. A quantidade de calorias média do alimento equivale ao do açúcar comum, por isso não é recomentado o seu uso em grandes quantidades. Uma forma de incluir o mel na alimentação sem trazer muitos prejuízos para a saúde é o utilizar como substituto do açúcar em algumas receitas de sucos e vitaminas. Para diabéticos ele não é recomendado.

mel_ilustra

O mel possui em sua fórmula os ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Todas estas três substâncias atuam na redução dos radicais livres no organismo e agem prevenindo o envelhecimento. Por esta razão existem centenas de cosméticos para a pele que são contendo mel na composição, além de sabonetes, cremes e shampoos.

Existe mais uma importante ação do mel na saúde das pessoas. Ele estimula a produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável por causar a sensação de bem-estar e prazer. Desta forma, há uma redução do nível de estresse ao mesmo tempo em que aumenta a disposição.

Adicionar a favoritos link permanente.