Comer abacate faz bem ao cérebro e ao sistema circulatório

Seja para consumi-lo puro ou batido no leite, o abacate é sempre uma opção muito saborosa. Poucos sabem, mas a fruta é também um alimento nutritivo e que beneficia várias funções em nosso organismo, como o sistema circulatório.

O abacate é rico em gordura saudável, como o ômega 3. Esta substância melhora a circulação sanguínea no interior das artérias prevenindo doenças como a anemia. Outro componente presente na fruta que desempenha importante ação no corpo humano é o ácido fólico ou vitamina B9, fundamental para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

A ingestão de ácido fólico por gestantes é uma recomendação a ser seguida, já que ele pode prevenir o aparecimento de doenças congênitas nos bebês. Por este motivo é que os especialistas da área de saúde recomendam tanto o consumo de abacate por mulheres grávidas.

O câncer é outra doença que o consumo de abacate auxilia a prevenir. Isso acontece por que a fruta contém importantes níveis de antioxidantes, que funcionam como agentes protetores das células e que ao mesmo tempo fortalecem o organismo.

Praticantes de atividades físicas acostumados a sentir fadiga, devido ao desgaste muscular, devem incluir o abacate na dieta. A fruta ajuda a evitar a fadiga por combater os radicais livres que podem surgir durante o treino e são responsáveis por essa sensação ruim.

Muitas mulheres usam a polpa do abacate para preparar uma máscara que serve para amaciar os cabelos. E essa receita, apesar de caseira, realmente funciona. A fruta tem propriedades que hidratam os fios tornando os cabelos macios e brilhantes.

abacate

Apesar de parecer uma fruta gordurosa, o abacate pode ser consumido por quem faz dieta para perder peso. Ele é fonte de fibras que proporciona uma maior sensação de saciedade. Mesmo assim, por ser um alimento calórico, recomenda-se que o consumo seja moderado.

O ômega 3, já citado como importante para o sistema circulatório, também é benéfico para o nosso cérebro. Ele é capaz de melhorar a memória, facilitando o armazenamento de informações pelo sistema cerebral gerando uma maior facilidade no aprendizado.

Adicionar a favoritos link permanente.