Amêndoa do baru reduz o colesterol, segundo pesquisa

Além se ser retirada de um fruto típico do Cerrado brasileiro, a amêndoa do baru é rica em antioxidantes naturais como o zinco, vitamina E e fibras. Ela também possui uma grande quantidade de ácidos graxos poli-insaturados, um tipo de gordura considerada “boa”. Suas propriedades nutricionais colaboram para a prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

Este benefício à saúde foi constatado pela pesquisa de mestrado desenvolvida pela nutricionista Ana Paula Nunes Bento, mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sob orientação das professoras Maria Margareth Veloso Naves, Cristiane Cominetti e Mara Reis. A pesquisa testou os efeitos da inclusão de uma porção diária de baru na alimentação de pessoas com colesterol elevado.

ana paula_2_usar

Foram escolhidos voluntários que tivessem apenas o nível de colesterol modificado e sem outros fatores de risco como obesidade e hipertensão arterial. Depois de seis semanas, foram feitos novos exames laboratoriais nos quais ficou comprovada uma redução significativa do nível de colesterol. “Foram acrescentadas 20 gramas de semente de baru na dieta destas pessoas e elas foram orientadas a não modificarem seus hábitos alimentares e de atividade física. Os resultados nos surpreenderam”, explica a pesquisadora.

Ana Paula explica que o estudo desenvolvido como projeto de mestrado em Nutrição e Saúde revelou que a suplementação dessa amêndoa reduz o colesterol total e o LDL-colesterol, considerado colesterol “ruim” no sangue. “Comprovamos nesta pesquisa que além de um produto natural, a amêndoa do baru auxilia na saúde cardiovascular do indivíduo”. A nutricionista ressalta que atualmente as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo.

A amêndoa do baru é comestível e pode ser incluída na alimentação da mesma forma que outras castanhas mais conhecidas, como as nozes, a castanha-de-caju, o pistache, a castanha-do-pará e o amendoim. Em geral, estes alimentos trazem benefícios para a saúde e também colaboram como preventivos naturais contra doenças do coração.

O baru é um fruto do Cerrado brasileiro, cuja semente (amêndoa) é comestível. Essa amêndoa tem chamado atenção da comunidade científica pela sua composição nutricional, com destaque para a predominância de gorduras insaturadas e a elevada concentração de antioxidantes naturais como o zinco e a vitamina E. Além disso, a amêndoa de baru possui uma boa quantidade de fibras.

Adicionar a favoritos link permanente.