Saiba quais são as diferenças entre intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca

Muitas pessoas tem dúvidas quanto ao desconforto que sentem ao consumir o leite de vaca. Existem dois problemas principais relacionados ao consumo deste alimento: a intolerância à lactose e a alergia ao leite de vaca. Por isso mesmo é importante saber diferenciar estes dois transtornos para saber a melhor forma de adaptar a alimentação para que não se tenha prejuízos nutricionais ao se retirar o leite da dieta.

A alergia ao leite de vaca acontece quando uma pessoa tem dificuldades em digerir a proteína do leite. Neste caso há uma dificuldade natural em tomar leite ou comer algum de seus derivados, como o queijo. Para este grupo de pessoas há um mal estar gerado até mesmo ao sentir o cheiro do leite.

Já a intolerância à lactose está relacionada ao açúcar presente no leite de vaca. Assim, é recomendado o consumo de alimentos lácteos somente do grupo livre de lactose. Uma segunda opção para não se retirar totalmente o leite das refeições diárias é ingerir a lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose.

leite_ilustra

E quanto aos sintomas? As reações no organismo de quem é alérgico ao leite são diferentes daquelas que acometem os intolerantes à lactose. Em geral, o alérgico apresenta inchaços em diferentes partes do corpo, como a língua, o pulmão, os lábios e até mesmo a glote. Outros sintomas recorrentes são os espirros e a falta de ar. Há casos que a alergia também pode causar distensão abdominal, manchas avermelhadas pelo corpo, choque anafilático, diarreia e coceira.

Em pessoas intolerantes à lactose são mais comuns os sintomas apenas na região gastrointestinal. Nestes casos a pessoa poderá apresentar dores abdominais, diarreia e acúmulo de gases. A recomendação é que em ambos os casos se buscar orientação médica para se ter precisão no diagnóstico e a devida recomendação de como proceder em relação ao consumo do leite.

Adicionar a favoritos link permanente.