Homens e mulheres devem ter treinos de musculação diferentes?

Sabendo que homens e mulheres tem diferenças hormonais, estruturais e afins, algumas pessoas imaginam que o treinamento devem ser diferenciados dependendo do gênero do praticante de musculação. Isso não procede como um regra.

Independente de masculino ou feminino, o indivíduo pode e deve realizar o treinamento da mesma maneira, usando dos mesmos princípios de periodização, separação dos grupos, descanso, exaustão e intensidade.

Pode-se prescrever o exato mesmo treino para um homem e uma mulher, e o resultado será satisfatório para ambos. Claro que devemos aqui observar as cargas, que, em tese, serão mais elevadas para o indivíduo de sexo masculino.

homem_e_mulher_malhando_juntos_ilustra

Então, mulheres não devem necessariamente treinar mais os membros inferiores do que os homens, pois querem desenvolver mais o bumbum e as pernas. Quer um exemplo? Já viu o tamanho das pernas dos fisiculturistas? Você acha que eles treinam mais pernas do que o resto do corpo? Não! Então por que você deveria?

É muito comum encontrarmos meninas que não treinam a parte superior do corpo, pois tem medo de acabarem 'masculinizadas', ou meninos que não treinam membros inferiores, pois acham isso uma perda de tempo. Isso é um engano.

O treinamento de ambos os sexos é basicamente o mesmo, respeitadas as diferenças e peculiaridades de cada caso em específico. Para montar e acompanhar seu treinamento, procure um profissional qualificado, um educador físico.

Bons treinos, boa dieta e bons ganhos!

 

Giovanni Machado é advogado e

atleta patrocinado Supply Nutrition.

 

Adicionar a favoritos link permanente.