Outubro Rosa – Pela luta contra o câncer de mama

O movimento popular mundialmente conhecido como Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos há quase cem anos com ações isoladas e campanhas que incentivavam a realização de mamografias e lembravam o câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, o Congresso Americano estabeleceu o mês de outubro oficialmente como mês de prevenção ao câncer de mama.

Um laço rosa simboliza a luta da população, de entidades representativas e empresas em todo o mundo contra o câncer de mama e tem o objetivo de incentivar a participação de todos nesta campanha. No Brasil, o Outubro Rosa teve início em 2002 quando iluminaram de rosa no mês de outubro um monumento chamado Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado na cidade de São Paulo, em São Paulo.

O monumento é conhecido como o “Obelisco de Ibirapuera” e sua iluminação serviu de incentivo para que várias outras capitais brasileiras também iluminassem monumentos e prédios públicos de rosa nos meses de outubro seguintes. A iniciativa que marcou o início do Outubro Rosa no país partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a luta contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Ainda segundo o INCA, somente em 2013 mais de 14 mil mulheres morreram vítimas desta doença do Brasil e a previsão é de que até o ano de 2015 mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados em todo o país.

Nos últimos anos esta campanha tornou-se bastante conhecida e é realizada em todos os Estados da federação, com ampla divulgação na mídia e pelas redes sociais e ações de conscientização para a importância de se prevenir o câncer de mama durante os meses de outubro. Faça sua parte! Participe! Divulgue! Faça a diferença! (Fonte: www.outubrorosa.org.br)

out-rosa-conheça-01

Adicionar a favoritos link permanente.