Entenda os sintomas da intolerância à lactose

Os sintomas apresentados por pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos, como o leite e seus derivados, recebem o nome de intolerância à lactose. Isso acontece por que o organismo de muitos não tem a capacidade de produzir uma enzima chamada lactase ou a produzem em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose.

É comum que algumas pessoas tenham uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose. Em geral, esta diminuição inicia-se logo nos primeiros anos de vida. A intolerância à lactose pode causar diarreia, distensão abdominal, gases, náusea e até mesmo má digestão. Os sintomas dependem da quantidade de lactose ingerida e do nível de lactose tolerado por cada organismo.

O nível de intolerância varia de pessoa para pessoa. Muitas não sabem ou ainda não perceberam que são intolerantes por apresentar baixa intolerância à lactose. São três os tipos principais deste problema de saúde: o primeiro trata-se de uma deficiência congênita da enzima lactase e é considerado um defeito genético raro. É mais comum em recém-nascidos, principalmente em bebês prematuros. Para este tipo o transtorno será permanente, por toda a vida.

ILUSTRA_INTOLERANCIA_LACTOSE_BLOG

O segundo tipo de intolerância à lactose se caracteriza por uma redução enzimática secundária e é mais frequente no primeiro ano de vida. Neste caso, o bebê terá uma deficiência temporária da enzima devido à morte das células da mucosa intestinal produtoras da lactase. Assim, o resultado será a ocorrência de uma diarreia persistente. A tendência é que a deficiência se reduza com o passar dos meses ou anos e o organismo se adapte normalmente à lactose.

Já o terceiro tipo trata-se de uma deficiência considerada primária de lactase. O organismo aos poucos reduz a produção de lactase com o passar dos anos. Este é o modo mais comum deste transtorno e que acomete o maior número de pessoas. Não existe uma idade média para os sintomas aparecerem.

Sabemos que a lactose é o açúcar presente no leite, um carboidrato que é facilmente absorvido pelo nosso corpo. É necessária a presença da lactase para que o corpo absorva o açúcar do leite e quando ela está em falta a digestão da lactose se torna mais difícil. Como não existe ainda cura para a intolerância à lactose, é possível tratar os sintomas limitando em alguns casos o consumo de leite e seus derivados ou retirando estes alimentos da dieta.

Como em geral o leite de vaca é uma das principais fontes de cálcio, pois cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vem deste alimento, uma alternativa para os intolerantes é usar o leite sem lactose disponível no mercado. Uma outra opção saudável é consumir as bebidas vegetais, que são muito nutritivas e tem elevado teor de cálcio em sua composição.

Adicionar a favoritos link permanente.