Animação com dicas para a alimentação saudável é considerada a melhor do mundo

O Ministério da Saúde (MS) lançou a cartilha “Guia Alimentar para a População Brasileiracom o objetivo de revolucionar a forma como os brasileiros lidam com a alimentação. A publicação traz uma divisão entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e pede que a população preste atenção nestes três itens ao escolher os alimentos que vão consumir todos os dias.

O MS também produziu uma animação mostrando os dez passos para uma alimentação saudável que foi considerada a melhor do mundo na área de educação pelo Vox, principal jornal eletrônico dos Estados Unidos.

Confira a animação em:

https://www.youtube.com/watch?v=rDQv4IJMhT0&feature=youtu.be

animacao_timbrada_supply

A cartilha pretende esclarecer dúvidas sobre alimentos que são considerados saudáveis, porém quanto à forma de processamento em que se encontram podem não ser tão benéficos à saúde. Um exemplo é o peixe, cuja recomendação é que se consuma sempre peixe fresco por ter boas doses de proteína, minerais e vitaminas. Já o peixe enlatado estaria, segundo o Guia, “um degrau abaixo do fresco” por receber na fase do processamento quantidades expressivas de sal e óleo.

Outros alimentos também entram na lista de classificação quanto ao critério estabelecido pela cartilha. São eles o leite, o milho, o pão, o arroz, o feijão e dezenas de outros itens que fazem parte da cultura gastronômica brasileira. Para cada um deles e seus derivados é repassada a forma mais correta de consumo e os riscos de se alimentar com as formas em que estes produtos são adaptados pela indústria para ter maior durabilidade e sabor mais atraente.

Um outro alerta é feito no Guia para os alimentos instantâneos e embutidos. A dica é para se dar preferência sempre aos alimentos naturais ou minimamente processados, evitando-se assim a ingestão de conservantes e outros condimentos incluídos nos produtos para se adaptar o sabor. Apesar de serem práticos, os instantâneos em geral trazem quantidade elevada de conservantes e sódio em suas composições.

O Guia Alimentar também os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

1º – Faça dos alimentos naturais a base da alimentação;

2º – Use óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;

3º – Limite o consumo de produtos processados

4º – Evite os ultraprocessados

5º – Coma com regularidade e atenção e, se possível, com companhia

6º – Faça compras em locais que ofereçam alimentos frescos, como feiras

7º – Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias

8º – Planeje o tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9º – Fora de casa, dê preferência a comidas feitas na hora

10º – Seja crítico quanto à publicidade de alimentos

Para fazer o download gratuito do Guia Alimentar para a População Brasileira basta acessar o link abaixo:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

Confira a notícia completa em:

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2015/04/06/quanto-menos-processado-melhor-para-a-saude

Adicionar a favoritos link permanente.