Castanha-do-pará é nutritiva e ainda previne o envelhecimento

A castanha-do-pará é originária do Brasil e muito presente na região Norte do país. Atualmente é encontrada em todo o território nacional devido ao seu sabor único e à sua riqueza nutritiva. Ela se tornou conhecida também em outros países, onde recebeu o nome de castanha-do-brasil.

A propriedade da castanha-do-pará mais conhecida é sua ação de retardar e envelhecimento. Isso acontece por que esta noz tem uma grande concentração de um mineral importante para a saúde: o selênio. Quem consome apenas duas castanhas ao dia pode elevar em até 65% do teor do selênio no sangue.

O selênio é considerado um excelente antioxidante natural por atuar no combate aos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento. Uma outra propriedade deste mineral é sua capacidade de prevenir doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.  

Outra função importante do selênio é seu auxílio no funcionamento da tireoide. O mineral funciona como um combustível que ajuda a tireoide a produzir hormônios. O ômega 3, um ácido graxo insaturado também encontrado na castanha-do-pará tem eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol do sangue.

CASTANHA_DO_PARA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, classifica a castanha-do-pará como um alimento funcional, ou seja, ele não apenas atua na nutrição do corpo, mas traz outros benefícios ao organismo. A própria agência recomenda o consumo diário de pelo menos uma castanha por dia para prevenir doenças cardiovasculares, o diabetes do tipo 2, a obesidade e o câncer.

Por estar inserida do grupo das oleaginosas, é bom ressaltar que é a castanha-do-pará é considerada um alimento calórico. Nutricionistas recomendam o consumo moderado desta noz, já que pouca quantidade da mesma já é suficiente para atender a demanda do corpo humano de seus importantes nutrientes.

Adicionar a favoritos link permanente.