Alimentação sem trigo motiva dentista a mudar de profissão

Você já pensou em como seria a sua alimentação sem itens como o pão francês e massas à base de faria de trigo? Realmente não seria nada fácil em um primeiro momento, mas aos poucos a redução ou a retirada total destes alimentos de sua dieta pode resultar em inúmeros benefícios à sua saúde. É o que fez blogueira Paula Barreto Martins, criadora do blog “Viver sem Trigo”, considerado um dos mais importantes blogs de divulgação de receitas sem glúten do Brasil.

Paula é dentista por formação e sua mudança de hábito acabou resultando em uma nova forma de ganhar a vida. Para ter mais saúde ela retirou alimentos derivados do trigo de sua dieta e passou a fazer experiências gastronômicas diversas com alimentos que não contém glúten. Aos poucos ganhou experiência e suas receitas ficaram mais aprimoradas. Decidiu então compartilhar seus pratos em um blog e o sucesso foi quase instantâneo.

As publicações de Paula passaram a ter milhares de seguidores nas redes sociais e o blog passou a ser o seu novo trabalho. Ela não sabia até então da vocação que tinha para a gastronomia. Além de desenvolver centenas de receitas sem glúten, a blogueira ainda ministras palestras e workshops na em todo o país. As receitas podem ser acessadas no endereço eletrônico viversemtrigo.blogspot.com.

Neste mês seu trabalho foi divulgado na revista Senhora Mesa.  A reportagem assinada pela jornalista Carol Duarte mostra relatos de Paula e como ela iniciou suas atividades ne gastronomia. À revista a blogueira conta que a decisão de se retirar o trigo da alimentação aconteceu quando ficou grávida e precisou perder peso. Na época ele teve conhecimento do Livro "Barriga de Trigo", do Cardiologista William Davis. Paula diz que a publicação foi a responsável por sua mudança de vida radical.

A história de vida da dentista que se tornou consultora gastronômica e blogueira serve para alertar os benefícios de se retirar o trigo da alimentação. Primeiramente é importante saber que a saída do glúten presente no trigo da sua rotina nutritiva poderá auxiliar na redução de pesos e medidas. Além disso, seria uma forma de prevenir possíveis inflamações intestinais provocadas por uma substância presente do trigo: o glúten.

sem-trigo

O trigo é um cereal presente na alimentação das civilizações ocidentais há séculos e é a base de muitos dos itens consumidos diariamente pelos brasileiros. E em seu composto há o glúten, que é uma proteína que garante a estes alimentos o aspecto de maciez e leveza. É algo que agrada o paladar, mas infelizmente o organismo humano não consegue absorver com eficiência este nutriente.

Mal absorvido no corpo humano, o glúten pode ocasionar vários transtornos fisiológicos. Entre eles é possível citar a distensão abdominal, a sensação de desconforto e os gases. Isso acontece por que aos poucos o glúten causa uma inflamação na parede intestinal, pois o organismo entende que ele é uma substância invasora e por isso deve ser atacada e eliminada do processo digestivo.

Com o agravamento da inflamação no intestino a digestão é prejudicada e vários nutrientes deixarão aos poucos de serem absorvidos e aproveitados. Um outro problema causado pela presença do glúten no aparelho intestinal é a sua interferência no sistema hormonal. Para pessoas que estão em dieta para perder peso, por exemplo, há uma interferência no sistema que controla o apetite e também é aumentada a retenção de líquidos no corpo.

Especialistas afirmam que além dos exemplos citados outros transtornos podem ser evitados retirando-se o trigo da alimentação. Até mesmo doenças graves como Mal de Alzheimer, Asma, Esquizofrenia ou mesmo o Autismo podem ser prevenidas com a ausência do glúten no cardápio diário.

Os benefícios são inúmeros, como perda de peso, prevenção e controle da diabetes, melhorias no sono e mais energia para as atividades diárias, aumento na capacidade de concentração e até mesmo no humor. Também está relacionada à saída do trigo da dieta a redução de dores musculares, um melhor funcionamento intestinal e menos retenção de líquidos no corpo.

Quem tem muita dificuldade de retirar o trigo e seus derivados da alimentação a recomendação é ir substituindo aos poucos estes itens por outros alimentos. Os mais indicados são a introdução de mais legumes e verduras, queijos com baixo teor de gordura, linhaça triturada e frutas como amora, maçã, laranja e morango. Apesar de serem alimentos fáceis de se consumir, antes de qualquer alteração drástica na dieta é muito importante consultar um nutricionista ou médico nutrólogo para orientar-se qual é a melhor opção para o seu perfil fisiológico.

Adicionar a favoritos link permanente.