Dia do Atleta Olímpico: uma homenagem aos esportistas que são exemplo de superação e determinação

O Dia do Atleta Olímpico, comemorado internacionalmente no dia 23 de junho, foi criado como referência à data de criação do Comitê Olímpico Internacional no ano de 1948. Este comitê foi o responsável por criar condições para que os jogos olímpicos contemporâneos pudessem ser realizados ao longo dos anos em vários países do mundo.

Uma personalidade é destaque quando se fala no ressurgimento dos jogos olímpicos inspirados nas disputas que aconteciam em tempos passados ainda na Grécia Clássica. Ele se chama Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertain. Ele foi membro da aristocracia francesa e defendia a integração entre as nações mundiais em um período de intensa rivalidade entre os povos.

dia-do-atleta-olimpico2

Assim, no ano de 1892, Coubertain apresentou uma proposta na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA) para a criação de jogos entre os países que depois viriam a se tornar o que hoje conhecemos como Jogos Olímpicos. Os primeiros jogos considerados olímpicos foram realizados em Atenas, na Grécia, em 1896.

As disputas que deram origem aos Jogos Olímpicos eram disputadas na Grécia Clássica e realizados na cidade de Olímpia. Todos os jogos eram dedicados ao Deus Zeus com o objetivo de garantir paz entre os gregos que participavam de guerras. No Brasil, além de se comemorar o Dia do Atleta Olímpico, no dia 23 de junho também comemora-se o Dia Nacional do Esporte. Parabéns, atletas olímpicos!

Adicionar a favoritos link permanente.